Avançar para o conteúdo

pronome antes de verbo no passado

Início Fóruns Hebraico moderno pronome antes de verbo no passado

A visualizar 2 artigos - de 1 a 2 (de um total de 2)
  • Autor
    Artigos
  • #4996
    Roger TuryRoger Tury
    Participante

    Olha eu aqui de novo.
    Tenho outra pergunta, que é a seguinte.
    Em quais situações é necessário acrescentar um pronome antes de um verbo no passado além daqueles que estão na 3° pessoa no singular e plural.
    Exemplo: אתם קמתם מוקדם בבוקר ou קמתם מוקדם בבוקר

    #5004
    Yohay BarzilayYohay Barzilay
    Administrador

    Olá Roger e desculpa pela demora.
    Neste caso vc não precisa colocar o pronome pessoal já que ele está dentro do sufixo do passado – תי. Mas não significa que vc não pode colocar o pronome. gramaticamente vc pode colocá-lo ou não, tanto faz. Geralmente a gente não coloca o pronome pessoal quando já o verbo indica a pessoa. então a gente vai dizer
    קמתם מוקדם בבוקר sem colocar אתם. Mas às vezes colocaremos o pronome pessoal e isso dependo do contexto. Por exemplo, vamos dizer que tem dois grupos de duas pessoas, grupo A e gurpo B. Aí vc viu que grupo A acordou muito cedo na manhá, e também gurpo B acordou cedo, mas ainda mais tarde do que grupo A. uma das pessoa de gurpo B fala pra vc “Vc viu que acoredamos cedo?” vc pode responder,
    אתם קמתם מוקדם?? הם קמו מוקדם!

    ou seja, neste contexto vc quer enfatizar o fato eu ELES acordou cedo e VCS nem tanto. aí vc vai colocar os pronomes pessoais. Talvez não fosse o exemolo melhhor, mas espero que vc tenha entendido.

A visualizar 2 artigos - de 1 a 2 (de um total de 2)
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial