Avançar para o conteúdo

Nome de jacó ( Yaakov )

Início Fóruns Hebraico Bíblico Nome de jacó ( Yaakov )

A visualizar 2 artigos - de 1 a 2 (de um total de 2)
  • Autor
    Artigos
  • #4715
    Ferreira SILVAFerreira SILVA
    Participante

    Yohay, muitos falam aqui no Brasil que o nome de Jacó tem significado de ” Enganador ” pois ele enganou a seu pai tomando a Benção de seu irmão Esaú. Isso tem fundamento ?

    #4720
    Yohay BarzilayYohay Barzilay
    Administrador

    בס”ד
    Oi caro amigo Ferreita, é uma pergunta muito interessante. vamo lá

    Bom, temos aqui dois pontos.
    1. Qual é o sentido do nome de Jacó filho de Isaque
    2. De um modo geral qual é o sentido do nome Jacó em Hebraico.

    O nome Jacó, ou Yaakov em Hebraico pode ter alguns sentidos. A respeito do nome de Jacó filho de Isaque eu acho que o Tanach deixa muito claro qual é o sentido.
    כו וְאַחֲרֵי-כֵן יָצָא אָחִיו, וְיָדוֹ אֹחֶזֶת בַּעֲקֵב עֵשָׂו, וַיִּקְרָא שְׁמוֹ, יַעֲקֹב;

    E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou.
    Gênesis 25:26

    Então Yaakov recebeu este nome porque ele agarrou o calcanhar de Esaú.
    calcanhar em Hebraico é עָקֵב AKEV, que é a mesma raiz do nomes יַעֲקֹב YAAKOV.

    Mas ainda assim nós vemos que Esáu interpreta o nome de Yaakov em outra maneira

    בראשית כז
    {לו} וַיֹּאמֶר הֲכִי קָרָא שְׁמוֹ יַֽעֲקֹב וַֽיַּעְקְבֵנִי זֶה פַֽעֲמַיִם אֶת בְּֽכֹרָתִי לָקָח וְהִנֵּה עַתָּה לָקַח בִּרְכָתִי וַיֹּאמַר הֲלֹֽא אָצַלְתָּ לִּי בְּרָכָֽה:
    Então disse ele: Não é o seu nome justamente Jacó, tanto que já duas vezes me enganou? A minha primogenitura me tomou, e eis que agora me tomou a minha bênção. E perguntou: Não reservaste, pois, para mim nenhuma bênção?
    Gênesis 27:36

    Então Esaú faz uma ligação entre o nome de Yaakov e entre a característica de enganador. pode ser que essa é uma interpretação válida?

    Bom, eu não sou teólogo e não estou aqui para ensinar teologia. Eu só vou analisar o argumento de Esaú através do Hebraico e porque eu acho que este assunto é importante eu vou escrever a minha opinião pessoal no fim deste artigo.

    vamos ver outro sentido para a raiz עקב Em Hebraico.
    ישעיהו מ
    ד כָּל-גֶּיא, יִנָּשֵׂא, וְכָל-הַר וְגִבְעָה, יִשְׁפָּלוּ; וְהָיָה הֶעָקֹב לְמִישׁוֹר, וְהָרְכָסִים לְבִקְעָה.
    Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará.
    Isaías 40:4

    Neste versículo a palavra עָקֹב (mesma raiz do nome Yaakov) significa torto, uma coisa torcida.
    talvez isso é a razão que calcanhar em Hebraico é עקב, porque o calcanhar é torto.
    Então outro sentido desta raiz é torto, não direito.

    e tem uma ligação entre torto, e entre enganador, entre uma pessoa que não é reta, que é desonesta.
    e podemos encontrar este sentido no Tanach também. vejam o versículo seguinte:

    ירמיהו י”ז
    ט עָקֹב הַלֵּב מִכֹּל, וְאָנֻשׁ הוּא; מִי, יֵדָעֶנּוּ.

    Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
    Jeremias 17:9

    aqui a palavra עקב no sentido de torto se refere ao coração, ou seja, um coração torto que não é direito, em outras palavras, desonesto, enganador.

    Então vejamos que a raiz עקב tem o sentido de torto, e por isso o nome do calcanhar é עקב, por isso usamos nesta raiz para descrever uma terra que não é direita e por isso usamos nesta raiz para descrever um coração que não é direito, que é desonesto, enganador.

    Devemos saber que a raiz עקב tem outros sentidos como: fim, continuidade ate o fim, emboscada, recompensa, por causa de e se. Esta raiz tem muitos sentidos e por isso dá para interpretar o nome Yaakov em muitas maneiras, uma delas é enganador.

    Minha opinião pessoal (e ninguém deve aceitá-la) é que o sentido do nome de Yaakov filho de Itschak não pode ser enganador porque o próprio Tanach nos explica porque o nome de Yaakov é Yaakov (porque ele agarrou o calcanhar de Esaú), e por isso acho que é meio difícil dizer que o sentido do nome de Yaakov filho de Itschak é enganador. Só que Esaú que odiou Yaakov deu uma interpretação negativa para o nome dele. Uma interpretação possível pelo idioma Hebraico, mas é impossível a respeito de Yaakov que sabemos porque o nome dele é Yaakov.

    Espero que tenha entendido, se não, pode continuar a perguntar até que você entenda.

    Obrigado pela pergunta,
    Yohay Barzilay

A visualizar 2 artigos - de 1 a 2 (de um total de 2)
  • Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial